terça-feira, 6 de maio de 2008

1º Ano (Sociedade dos Poetas Mortos)


Sociedade dos Poetas Mortos é um filme maravilhoso em que um professor de literatura interpretado pelo incrível Robin Wiliams procura mostrar a um grupo de alunos uma nova forma de encarar a literatura:
"Palavras e idéias podem mudar o mundo. Não lemos ou escrevemos poesia porque é bonitinho, mas sim porque pertencemos à raça humana, que está repleta de paixão. Medicina, direito, engenharia, são profissões importantes para a vida; mas amor, poesia´, romance, é para isso que estamos vivos. Eu quero sugar a essência da vida, para que quando a morte chegar, eu não perceba que eu não vivi."
Novamente a relação do professor com seus alunos é muito intensa e apaixonada. Os alunos o chamam de "Oh, Capitão, meu Capitão!" em referência a um poema de Walt Whitman. O grupo de estudantes acaba aprendendo que nem sempre se consegue o progresso através da ordem, passa a aprender a sugar a essência da vida e a partir daí passa a viver a vida de forma mais intensa. Mesmo que seus pais e seus professores não entendam isso. Obviamente não vou contar o final do filme. Assistam, pois é muito emocionante.
Por que compará-los com este filme?
O instinto transgressor dos jovens daquele grupo está presente nesta turma, bem como toda a sensibilidade para a literatura e a ânsia de viver intensamente cada momento da vida e usufruir em sua plenitude de todas as emoções sejam elas boas o ruins. A valorização dos sonhos pessoais em detrimento à vontade dos pais em relação ao futuro também é fator presente dentro de algumas mentes e seus respectivos corações.
A relação professor-aluno também é bastante parecida. Normalmente nos divertimos muito em aula, assim como acontece na foto acima. Nos momentos de leitura de poesia, a sala observa e ouve atenta, sensível e interessada, inclusive se emocionando algumas vezes.
Creio que ganhei um grupo de alunos para a literatura. Aliás, por eles nem haveria aula de língua portuguesa, apenas liteteratura. Isso é ótimo para mim. Fico muito, mas muito feliz. Acabo me sentindo um pouco "Oh, Capitão, meu Capitão!" assim como o Mr. Keating.
Quem quiser conhecer um pouco melhor a sensibilidade da turma é só acessar o blog deles;
AMANHÃ, NOVA SALA! NOVA COMPARAÇÃO!
COMENTEM!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Carrossel (7º ano)

INICIO HOJE UMA SESSÃO DE HOMENAGENS ÀS MINHAS SALAS DO COLÉGIO CENTRAL CASA BRANCA. NESTAS HOMENAGENS, FAREI ALGUMAS COMPARAÇÕES DAS SALAS COM SERIADOS, FILMES E NOVELAS CONHECIDAS DOS TEMPOS DE HOJE OU DO PASSADO.
COMEÇANDO PELO 7º ANO, O QUAL COMPARO À NOVELA CARROSSEL, DE 1989.



Tinha de nove para dez anos quando esta novela estava no ar e confesso que não perdia nenhum capítulo. A novela contava a história da segunda série da Escola Mundial e da Professora Helena. A turma, apelidada de Santos Diabinhos pelo porteiro da escola, era encantadora embora bastante agitada e bagunceira. A professora tratava os alunos com tal carinho e dedicação que todos eram completamente apaixonados por ela. Havia momentos de grande emoção, de humor e fazia com que nós, crianças da época, refletíssemos sobre nossa postura em sala de aula e com nossos amigos. O sonho de todo aluno era ter uma professora como aquela, que não media esforços e fazia das tripas coração para ajudar seus alunos no que quer que fosse.
POR QUE COMPARAR CARROSSEL AO 7º ANO?
Os alunos desta sala são tão ou mais agitados que os alunos da Professora Helena. E são encantadores como eles. Difícil não se apaixonar por aqueles olhinhos lindos, brilhantes, loucos de vontade de aprender, de ouvir, de perguntar. Muitas vezes também, estes mesmos olhinhos derramam lágrimas como aqueles também o faziam. A professora buscava ser o mais carinhosa possível sem deixar de ser rígida quando necessário. A relação da professora com seus alunos é muito parecida com a que eu tenho com a sala. Antes de escrever este post, revi uns vídeos da novela no youtube e me emocionei. Reparei também que a figura da Professora ficou gravada de alguma forma no meu inconsciente e sem querer, acabo reproduzindo coisas boas aprendi assistindo a novela. Enfim, o 7º ano é lindo como eram lindos os alunos da segunda série da escola mundial.
NOVA SALA AMANHÃ. NÃO DEIXEM DE ACOMPANHAR!
COMENTEM!