sexta-feira, 30 de julho de 2010

Arte também é trabalho (desabafo)

O Espaço Cultural Casimiro de Abreu abriu suas portas com este mote. Há algum tempo já, venho tentando lutar contra a idéia de que artista é tudo um bando de folgados, que não tem compromisso com o trabalho, que na verdade não trabalha, que chega atrasado, que não se valoriza enquanto profissional e vive trabalhando de graça para os outros a fim de "divulgar o seu trabalho". 
Grande parte das pessoas não leva o artista a sério. Grande parte disso porque normalmente quando se agrupam, artistas são pessoas alegres, se abraçam, são menos preconceituosas e mostram a verdade de seus corações, vestem roupas em que se sentem bem e revelam suas orientações sexuais sem medo. Muita gente diz que "fulano começou a fazer teatro e virou gay", na verdade, o teatro foi apenas o lugar que permitiu esta descoberta ou que aceitou sua escolha. Teatro não é coisa de viado, como dizem. É coisa de ser humano de todos os tipos, todas as etnias, todas a religiões e todas as orientações sexuais. Muita gente não entende isso. 
O artista é incompreendido? Claro que sim. Mas muitas vezes nós artistas reforçamos o preconceito, a incompreensão e os julgamentos das pessoas quanto à nossa profissão. 
Quando não respeitamos nossa profissão como deveríamos, quando não respeitamos nossos próprios horários e compromissos, reafirmamos o que as pessoas pensam. Muitos problemas nós artistas enfrentamos é fruto da postura do próprio artista. É uma pena constatar isso. E já percebi isso há algum tempo. Aqui no ABC, a questão é ainda mais complicada porque a maioria dos artistas não consegue viver apenas de arte. E isso também é um grande problema. Dobrar jornada é mais duro ainda. Mas quem escolhe isso deve cumprir com seus compromissos. Acredito que ser artista é trabalhar mais do que qualquer um, ser mais caxias, ou pelego que qualquer profissional. Deve-se pensar nisso independente da idade.É de pequenino que se torce o pepino. Quem começa cedo, deve começar certo. Afinal quem começa errado tem muito mais dificuldade de acertar depois. Não aceito a idéia de "pega leve, eles sao jovens". Não aceito.

Desculpem pelo desabafo
 

Nenhum comentário: