segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ecos do CAT (Aula 4)

Cite uma coisa que você sabe fazer e encontre duas coisas que alguém faça e que você queira aprender! 

LOCALIZAÇÃO E CUSPIR FOGO! 

Sempre achei que chantili tivesse muito gosto de manteiga. Por isso, consumia em pequenas doses. por cima de um bolo, embora eu goste mesmo é dos de chocolate; no merengue, Vixe Maria... mas só. Não sou lá tão fã desta iguaria. Mas se é para aprender a fazer chantili, vambora. Eu sempre soube fazer com o dedo. Assim, apertando o botãozinho de uma lata; ele saía direitinho. Mas é fazer mesmo. Mais que isso: É PARA DESCOBRIR COMO FAZER... 

Então vamos lá: Leram a receita. Então é assim? Só creme de leite e açúcar? É... Mas precisa bater na batedeira em VELOCIDADE MÁXIMA POR 1 MINUTO. Se não temos batedeira, batedeira seremos. Quem cansar, troca. Mas e se desandar? Não tem aquela história de que não pode trocar de pessoa? Ah! Vamos ver. 
(Nem observamos, mas o clima do grupo se alterou. O creme de leite e o açúcar reagiram dentro da gente. Que loucura! Bumba bumba bumba hey! Bumba bumba bumba, hey! Gira a tigela, sobe a tigela! Se está espirrando em você, aproveita e prova) 
Deu a consistência! Aeeeeee! Está gostoso! Muito bom! 

A nossa tigela é maior. Entrega para o outro grupo que a deles é menor, gente! E vamos brincando até eles terminarem. Esqueci de contar aqui que depois do chantili pronto, tinha morango para acompanhar. Nunca um chantili com morango foi tão gostoso! 



Intervalo e papo sobre PNL com o Alexandre. 

PROVOCAÇÃO PEDAGÓGICA Nº 1: 

DA CURIOSIDADE INGÊNUA À EMANCIPAÇÃO CRIATIVA

1 - CONTATO INICIAL 2- PROPOR ALGO 3- AVALIAÇÃO DO QUE FOI PRODUZIDO 4- AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO 5 - PROPOSIÇÃO CRIATIVA 6- INSTAURAÇÃO DO PROCESSO LÚDICO - TRABALHO DE ENCENAÇÃO 6- AVALIAÇÃO DA MATÉRIA POÉTICA CRIADA 

EMANCIPAÇÃO TÉCNICA, CRÍTICA E PARTICIPATIVA

Quando se dá o salto dialético de cada um? Quando é aquele click? 

CURIOSIDADE E EXPERIMENTAÇÃO LIVRE ----> PESQUISA ---> EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA ---> CURIOSIDADE CRÍTICA ---> EMANCIPAÇÃO CRÍTICA

(Análise pessoal) Tem toda relação com:

Incompetência Inconsciente, Incompetência Consciente,  Competência Consciente, Competência Inconsciente, Maestria

Zona de conforto (Zona do Zangão), Zona de Aprendizagem, Zona de Conflito

Embasamento da exposição: Pedagogia da autonomia, saberes necessários à prática educativa - Paulo Freire




Nenhum comentário: