quinta-feira, 30 de maio de 2013

Carne de Língua (Diário de Bordo do Curso de Formação de Contadores de Histórias) – Aula 9

REGISTRO ATRASADO!
(O Mês de maio anda corrido)


OS RECURSOS VOCAIS NO CONTAR (VOZ FALADA) 
Viviane Barrichelo

[Foi assim:]

Cheguei atrasado, nobre causa: Estréia do Núcleo 2 do Brinquedo Torto no Dia da Família do Colégio Central Casa Branca. Estréia e grupo novo é sempre aquela magia, aquele pisar nas nuvens, aquele dirigir com a cabeça não sei onde. Foi assim que cheguei à Biblioteca Hans Christian Andersen. Não sei o quanto consegui assimilar do que fazíamos e o que eu perdi, mas vamos lá. 

Quando adentrei à sala, falava-se das pausas que podem, entre muitas ações podem indicar lógica, dando sentido ao texto, serem psicológicas, causando efeitos ou serem apenas roubadas de ar. "Descubra a pontuação da história", dizia a simpática Viviane. É muito importante fazer as divisões de sentido, trabalho parecido com o de decoupagem de texto que fazemos no teatro. 

(Mas que beleza a apresentação, como é bom estar com aqueles meninos...) Opa! Volta para a aula, cabeça de Vento! 

Tom e frequência: Encontrar seu tom de partida, tom confortável, compatível com a fala do dia-dia, tom que pode ser alterado ou modificado durante a narração, mas com cautela. "Aprecie com moderação!" (Tela Azul) "Agravar demais ou agudizar demais pode prejudicar a saúde!" 

Vários exercícios de leitura e intenção, toda a turma experimentando suas próprias possibilidades vocais. Bonito ver como cada um encontra forma de soar seu próprio instrumento. 

Envelhecimento: Quando envelhecemos, vovôs ficam com a voz mais aguda; vovós, mais graves. bonito pensar nisso! 

(Quanta emoção vivi hoje, ainda estou com vontade de chorar...) Planeta Terra chamando! Planeta terra chamando! 

Às vezes, para mudar o tom não é preciso grande esforço, só mudar a posição dos ressonadores: bico ou sorriso mudam o tom. Uma única voz traz uma infinidade de recursos e efeitos. O texto, e os elementos nele presentes é que determinam a voz que você utiliza. Mais uma vez recupero coisas que já havia visto no teatro. Atenção para as nuances, que colorem o texto e para sua curva melódica. É isso que encanta em bons contadores e atores. 

Durante a oficina, Viviane nos presenteou com histórias interessantes, as quais quero pesquisar. Aqui estão algumas:

Janjão e Pinote 

Topeira com cocô na cabeça

TV e o Menino

E já era tempo de encerrar a oficina. Para mim, foi curto, meu registro também. Gostei muito do trabalho vocal desta contadora. É uma voz mais agudizada, mas a meu ver, muito bem colocada.

[... e assim foi.]

Nenhum comentário: