terça-feira, 29 de julho de 2008
Papo longo e bom como deve ser e outras cositas...
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Sem inspiração
Tem uma cena que eu não consigo fazer sair e está travando todo o processo de dramaturgia! Droga!
Já que estou sem inspiração, vamos ao cego!
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Escrever...
terça-feira, 22 de julho de 2008
Resposta...
Estou falando de pseudo-artistas, ou artístas muito ruins. Nunca diria isso de você e de seus textos. Mesmo se fossem ruins e tivessem graves erros, o que não acontece. São bons, são dúbios, são metafóricos e às vezes incomodam como as obras de arte o fazem. Nunca faria isto, não publicamente, não dessa forma. Isso não tem a ver com seus textos. Você está no caminho e adoro ler os seus escritos, embora me instiguem, incomodem, até preocupem ás vezes. E quero continuar vendo, me instigando...
Percebe como às vezes é difícil entender completamente um texto metafórico? É como se jogássemos batalha naval. Muitas vezes os tiros são na água. Quantos tiros a água já não dei...
Mais uma dose de metáfora:
Quem passou por aqui? Passou alguém? Não vi. Estou cego...
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Raciocínio abstrato, quem sabe...
Começo neste instante a fazer uma descarga de emoções, pensamentos e raciocínios abstratos sem qualquer intenção de torná-los, ou não, literários. Quanta gente por aí se acha capaz de produzir obras primas se coloca como o tal e produz textos fracos, pobres, com rimas horríveis, quando há e imagens pobres, quando existem? Pior, cometem graves erros de ortografia. E olha que de purista eu não tenho nada, mas certas coisas dão dó. Realmente dão dó.
Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Não sou nem Machado de Assis nem Paulo Coelho (perdão aos fãs), não tenho a intenção, pelo menos aqui, de produzir bons textos. Na verdade ninguém vem aqui, desta forma, estaria dando pérolas aos porcos. Por isso, quero usar este espaço para meus raciocínios abstratos. Quem sabe isso não me faça bem. Afinal, preciso soltar a criatividade porque daqui a pouco eu inicio mais uma maratona de dramaturgia do GRAN CIRCO PIMIENTA. Ali sim tenho de arrebentar. Mas por enquanto o negócio é aqui.
Um cego se guia dentro de casa pela posição dos móveis. Decorar a posição deles é caminhar tranquilamente pelo espaço, seja ele qual for. Sou cego e estão mudando a decoração da minha casa. A decoração pode ficar mais bonita, mais funcional, mas aconchegante. Mas como é que vou dar alguns passos dentro do recinto? Principalmente os primeiros... Justo eu, que sou cego. Sempre tive medo de dar o primeiro passo em ambientes desconhecidos. Quando saio à rua, é acompanhado de meu cachorro. Onde está o cachorro? Ah, sim! Está debaixo da cama... Mas mudaram e posição dos móveis. Onde é que está a cama? O quarto está mais longe. Me guiar pelo som? Pelo latido? Há muitos operários trabalhando no recinto. O barulho está grande... Falar com eles? Não posso... São todos surdos... Quando virá a primeira topada?
domingo, 20 de julho de 2008
Frases que de alguma forma fazem algum sentido
corações trocando rosas
e socos"
Paulo Leminski
"E se eles querem meu sangue, terão o meu sangue só no fim
e se eles querem meu corpo,
só se eu estiver morto,
SÓ ASSIM"
Letra do Cidade Negra
"There´s a hero if you look inside your heart
You don´t have to be affraid of what you are"
"Lord knows, dreams are hard to follow,
but don´t let anyone tear them away"
"Hero" Mariah Carey
"It's a little bit funny this feeling inside
I'm not one of those who can easily hide
(...)
Anyway the thing is what I really mean
Yours are the sweetest eyes I've ever seen"
Your song - Elton John
“Num momento em que as pessoas estão buscando caminhos e alternativas para a solidão, a dança é a grande resposta. Quem dança é mais feliz, disso não tenho dúvidas!”
Jaime Arôxa
"?Grande Resposta... ?"
Estou percebendo que é verdade.
"Na mudança de postura a gente fica mais seguro,
na mudança do presente, a gente molda o futuro!"
Até quando? - Gabriel o Pensador
quarta-feira, 16 de julho de 2008
De férias, até a página 2
Assim sou eu, um cara que desncansa trabalhando e que não desliga nem quando está desligado. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo, mas isso é Varlei Xavier. Não há muito o que fazer em razão disto.
Recentemente conheci um pessoal gente finíssima. O pessoal da Escola de Dança Jaime Arôxa Unidade Liberdade. Estou dando aulas de teatro para este pessoal que dança muito e que dá inveja quando vejo eles dançando. Daqui até Março, todos os domingos, pego um trem e um metrô ouvindo mp3 pelo celular até chegar ao bairro nipopaulistano onde está a escola. Mais um trabalho desafiador. E lá vamos nós!
Gran Circo Pimienta armando a lona. Estou entrando num período de crise. Estou com dificuldade para subir alguns mastros e colocar a lona em ordem, mas vai ficar bonito. Quem tem visto a armação da lona tem gostado. E é assim que vamos...
O coração anda confuso. Mais confuso do que nunca... A vontade de jogar tudo pro alto, esquecer, sumir pra marte sem data de volta se confunde com carência, saudade, vontade de estar perto, de ouvir e falar demais... Algumas irritações, muito, carinho, palpitação no coração, vontade de me desprender, ou me prender de fazer qualquer coisa que não seja ficar como estou. Queria mesmo era tocar um "never mind" e partir pra outra. Mas quem diz que é fácil.
terça-feira, 8 de julho de 2008
Com a mão na massa, com a faca e o queijo na mão