sábado, 10 de janeiro de 2009

Entrevistas pelo msn (parte 2)


O ATOR NO CINEMA BRASILEIRO

Dando prosseguimento à série, tenho a alegria de entrevistar minha amiga Vanessa Campanari. Vanessinha, como é conhecida pelo amigos, formou-se recentemente na Fundação das Artes com o espetáculo Fora do Ar, um belíssimo trabalho da 39ª turma de Teatro da Fundação. Como trabalho de finalização de curso, Vanessa pesquisou O Ator no Cinema Brasileiro. O resultado do trabalho foi bastante interessante, o que me motivou a convidá-la a falar um pouco mais sobre ela aqui neste espaço. E vamos à entrevista!

Varlei Xavier diz:
O que te motivou a fazer sua pesquisa sobre cinema?

Vanessa Campanari diz:
O recente interesse de atuar na área, de buscar outros meios de atuação para o ator que não fosse o teatro. 

Varlei Xavier diz:
E você já fez algum trabalho dentro desta outra linguagem ou o interesse partiu exatamente do fato de vc não saber nada do assunto?

Vanessa Campanari diz:
Foi exatamente isso, o interesse surgiu por eu não saber nada dessa area por eu não saber como chegar la e se eu chegar como atuar para a câmera de cinema, pois é diferente a gente atuar em um palco com outro ator e atuar no set para uma câmera. E isso não era uma duvida só minha, mas de muitos atores.

Varlei Xavier diz:
Minha também. Então, aproveito a oportunidade para perguntar: O que há de diferente entre a interpretação para câmera e a interpretação no palco?

Vanessa Campanari diz:
Bom, quero deixar claro que eu não sou experiente nessa area ... rs ... mas a diferença entre o palcom e a câmera de cinema é que no palco é tudo maior, os gestos são maiores, a fala é mais forte, pois a pessoa que esta sentada la atras na plateia precisa te escutar, ja no cinema não pose ser assim, os gestos tem que ser mais contidos senão fica exagerado na camera, não fica natural e no cinema. Tem que ser natural, quanto mais natural voce conseguir melhor vai ficar sua interpretação, no cinema voce tem a chance de sussurar "eu te amo" por exemplo e deixar a interpretação muito mais natural e bonita. No teatro voce não consegue sussurrar com tanta naturalidade porque o ultimo cara la na plateia não escuta. Outra coisa é que no cinema voce intepreta para uma câmera, olhando para uma câmera, não é sempre direto com o outro ator.

Varlei Xavier diz:
Certo. E depois de descobrir todas estas diferenças, você continua interessada em trabalhar na área? Ou seja, estas descobertas fizeram seu interesse em atuar em cinema aumentar ou diminuir?


Vanessa Campanari diz:
Eu continuo interessada sim, na verdade é um sonho meu atuar no cinema. Todas as descobertas que eu tive com esse trabalho, fez com que meu interesse na area aumentasse, mas me deu algum medo também. É que quando eu entrevistava aqueles atores de quem eu sou fã eu pensava "nossa eles conseguem aqueles resultados maravilhosos porque eles são atores excelentes, mas e eu uma mera mortal, sera que eu consigo?" hehehe

Varlei Xavier diz:
E das pessoas que vc entrevistou, qual foi aquela que mais te impressionou? Por quê?

Vanessa Campanari diz:
Bem, eu entrevistei a Denise Weinberg, o Leonardo Medeiros e a Juliana Galdino todos eles falaram coisas maravilhosas e relataram experiencias maravilhosas, mas a Denise Weinberg me impressionou mais pela paixão dela, ela falava com uma vivacidade tão forte que eu ficava hipnotizada

Varlei Xavier diz:
E como está o mercado de trabalho para novos atores no cinema? Você acha aberto, ou como em outras áreas tudo depende de um bom Q.I. ?

Vanessa Campanari diz:
Olha, pelo que eu percebi é uma area bem complicada, eu cheguei a perguntar para o Leonardo Medeiros qual era a dica que ele dava para os novos atores que gostariam de entrar para o cinema e ele disse "desistam, pois é uma área muito complicada". Mas eu acho que nós não podemos desistir, muito pelo ao contrario. A gente tem que insistir no nosso sonho e batalhar. A Denise Weinberg por exemplo, hoje ela que ajuda no casting dos filmes do Sergio Resende, ou seja, a Denise é uma pessoa de teatro e as pessoas que ela conhece são pessoas de teatro.Logo, as pessoas que ela indica para os filmes são pessoas de teatro. Infelizmente aqui no Brasil nós não temos escolas para atores de cinema então a gente tem que aprender na raça e como a propria Denise diz "Graças a Deus cada vez mais são atores de teatro que estão indo fazer cinema, pois eles tem uma base"

Varlei Xavier diz:
Vc já pensou em fazer faculdade de cinema? Ou o seu negócio é realmente apenas atuar?

Vanessa Campanari diz:
Eu ja pensei sim em fazer faculdade de cinema, pois eu me interesso por muitas areas dentro do cinema, principalmente a area de fotografia, mas minha vontade maior no cinema é atuar

Varlei Xavier diz:
O que vc mais gostaria de fazer no cinema e o que vc realmente não faria?

Vanessa Campanari diz:
Como assim? Na parte de atuação?

Varlei Xavier diz:
sim

Vanessa Campanari diz:
Nossa! não sei .... rs

Vanessa Campanari diz:
Acho que eu gostaria muito de fazer filmes como o "Lavoura Arcaica" um filme muito bonito .... sei la .... gostaria de ter qualquer tipo de experiencia, que não seja muito forçada é claro

Varlei Xavier diz:
Entendi. Vc não pretende entrar para o cinema a qualquer custo, não é isso?

Vanessa Campanari diz:
O que seria a "qualquer custo"?

Varlei Xavier diz:
Fazendo filmes que, digamos, explorem apenas o corpo... Desses que passam aos sábados de madrugada. 

Vanessa Campanari diz:
hahahahahaha .... com certeza eu não faria esses filmes. Eu gostaria de começar com pouco sabe, para aprender, pois de nada adianta eu começar com um puta papel e não saber contracenar com uma câmera.

Varlei Xavier diz:
É verdade

Varlei Xavier diz:
Após realizar esta pesquisa, ter ouvido essas pessoas, ter pensado muito a respeito, a que conclusão vc chega a respeito do ATOR NO CINEMA BRASILEIRO?

Vanessa Campanari diz:
Eu chego à conclusão que o ator que ja chegou ao Cinema Brasileiro é um vencedor, pois o Cinema Brasileiro passa por muitas dificuldades e que não é facil. Hoje nós temos poucos atores no Brasil que a gente possa dizer que é ator de cinema e na minha opinião a grande culpa disso se deve por não existir escola de atores de cinema no Brasil, mas temos também o problema da verba que é pouca e por isso não se faz muito cinema no Brasil. E por isso que eu acho que aqueles que consiguiram chegar la, mas veja só, aqueles que consiguiram lutando, e não aqueles que só chegaram porque são atores de televisão é claro que tem muitos atores bons que estão no cinema por causa da televisão, mas não são todos, muitos estão la por causa da imagem para chamar publico. Enfim, o Ator no Cinema Brasileiro é um grande vencedor

3 comentários:

.:: Roberta Conde ::. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
.:: Roberta Conde ::. disse...

Vans, eu acredito em vc! Com sua garra, linda, vc vai longe!
Adorei a entrevista!
BJÃOOO

Ninguém disse...

To contigo, Van. Cinema é ótimo, dá pra explorar muita coisa que no teatro é impossível! E quanto mais versátil o ator, melhor.

Beijos!
Le