quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Cenas antigas do curso de Dramaturgia (Parte 2)
Cenas antigas do curso de Dramaturgia (Parte 1)
domingo, 10 de outubro de 2010
Máscaras, Monstros interiores e Mazelas
Dorme dentro de cada um a sombra de si mesmo. Inimiga de si próprio, há de se ter o desejo de reprimí-la, de segurá-la com unhas, dentes e correntes fortes. Acompanhada da arrogância e da intolerância, rompe as grades do bom senso e sobe os muros da razão. O monstro interno surge rompendo o espaço e como que num furacão. No fim, o que resta é devastação e ruína. Natural, indesejável, mas possível.
Não há problema em se deixar eclodir o monstro. Tristeza há quando não existe sequer boa vontade de ajudar a reparar os estragos por ele causados. Aí já não se sabe quem é quem; mascara, monstro...
É só mazela...
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Mais imagens quentes
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Imagens quentes
Conto (Curso de Dramaturgia)
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Espaço Cultural Casimiro de Abreu: JOVENS ATORES DE SANTO ANDRÉ REPRESENTAM A REGIÃO ...
sábado, 28 de agosto de 2010
Brilho nos olhos
sábado, 7 de agosto de 2010
Espaço Cultural Casimiro de Abreu: Uma nova Colunista
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Arte também é trabalho (desabafo)
domingo, 18 de julho de 2010
Relembrando Zumbi
quarta-feira, 16 de junho de 2010
De volta
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Inauguração do Espaço Cultural Casimiro de Abreu
O evento que marca a inauguração do Espaço Cultural Casimiro de Abreu acontecerá nos dias 01 e 02 de maio (sábado e domingo) das 10h às 22h (em ambas as datas). Vai reunir cerca de 20 grupos envolvendo mais de 150 artistas.
Além de se apresentarem no espaço, de forma totalmente gratuita, diversos espetáculos teatrais, de música, dança e circo, a programação também contará com exposições de artes visuais, fotografia, vídeo, e atividades na rua, nas imediações do prédio. A idéia geral é: além de trazer o público para dentro do espaço, também levar os artistas para a rua e interagir com as pessoas.
Todos os grupos convidados são compostos por artistas locais, com pesquisas extremamente bem estruturadas e com ótima qualidade artística e técnica. Confira a programação:
Sábado (01/05)
10h - Cortejo – Após uma concentração em frente ao Espaço, os artistas saem em um cortejo (caracterizados, maquiados, com instrumentos musicais) chamando atenção para o evento e convidando as pessoas para que participem. Estimamos que no mínimo 50 artistas participarão dessa ação.
13h – A máscara da liberdade - (espetáculo cênico-musical) Com a Trupe do Trapo, Grupo Cênico- Musical de inclusão social. Espetáculo com música ao vivo, ambientado no universo circense.
14h30 – Encontro Musical – (música) Trio que interpreta, com novos arranjos, os clássicos da MPB, principalmente choros, sambas e bossas.
15h – Será que foi assim? – (teatro infanto-juvenil) Com o grupo Clã de Clowns de São Caetano do Sul. O espetáculo traz ao palco a linguagem do Clown (palhaço de teatro).
16h – Contato Permanente - (dança) Com a Cia Laboratório Artístico. O espetáculo mescla dança com butoh e working in progress
18h – Clube das Solteironas - (teatro adulto - comédia). Com o elenco do TdT artes. Espetáculo montado em São Bernardo do Campo, está em cartaz a 8 anos, sucesso de público e crítica por onde passa. (Classificação 12 anos)
20h - Quinta Essentia - (música). Quarteto de Flautas Doce formado na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Além misturar musicas eruditas e populares, traz ao público flautas diferentes e exóticas.
21h – Banda Libie - (música). A programação do dia se encerra com um show dançante desta banda que tem em seu repertório músicas POP e da "nova MPB" e que já dividiu palco com nomes como "O Rappa", "Falamansa", "CPM 22", "Bruno e Marrone", entre outros.
Domingo (02/05) – Período da Manhã
10h – Projeto Intervenção Urbana – As atividades do segundo dia do evento se iniciam na rua, em frente ao Espaço Cultural Casimiro de Abreu
Este projeto vem oferecer à sociedade uma visão diferente da vida na cidade, e buscar alternativas e uma nova maneira de interagir com este meio. Apontar opções de lazer e formas de vivenciar a cidade, abrir as portas e sair de casa. Conhecer a cidade, suas ruas e avenidas, de perto, e não com o olhar passageiro da moldura do vidro do carro. Chamar a atenção das pessoas e mostrar que não somos turistas, e sim moradores e como tais, devemos nos envolver, conhecer e agir. Ao sair de casa, nos tornamos pessoas ativas. Podemos exercitar nosso físico e nossa mente, além de podermos nos relacionar com outras pessoas e conhecer coisas novas. Os objetivos principais desse evento são:
- Levar a arte para mais perto da sociedade, e oferecer um espaço para a vivência da mesma;
- Apresentar a população um novo olhar para a cidade onde moramos;
- Apontar responsabilidades, e divulgar novos hábitos para podermos desfrutar nosso espaço;
- Suscitar o debate sobre a legitimidade da arte e intervenção urbana, visto que muitos vêem essa forma de expressão como puro vandalismo;
Simultaneamente, em frente ao espaço cultural e aberto a quem quiser participar poderá assistir a apresentação de bandas e grupos musicais de estilos variados; Artistas de Graffite desenvolvendo painéis e realizando intervenções nos muros (autorizados por seus proprietários) e participar de uma vivencia de Parkour em parceria com a PK ABC.
Bandas e Grupos Musicais:
- Jimi Hendrix Cover (Rock)
- Quarteto de Trombones da FASCS (MPB)
- Os Flamingos (MPB)
- Música Parahytinga Brasileira (MPB)
Artistas de Grafite:
- Gallo Sulreal - Nascido em São Bernardo do Campo, formado em Arquitetura e Urbanismo, desenha e pinta desde 1993. Em seu trabalho cria um universo lúdico intercalando personagens e escrita, em composições monocromáticas, criadas sem rascunhos, "just in time".
Saiba mais: www.galosurreal.com/graffiti.html
- Rafael Fortuna Barão - Nascido no bairro de Pirituba em São Paulo, desde cedo destacou-se por seus desenhos e caligrafia impecável. Entrou para o graffite ainda na infância, atualmente mora no Rio de Janeiro onde já expôs seu trabalho em diversas galerias de arte.
Saiba mais: www.flickr.com/photos/44100398@N05
- Bruno Sagacesse - Formado em Publicidade, atuou em diversos canais de comunicação como cinema, fotografia, desenho, pintura e design. Seu trabalho já foi publicado em revistas como MAD e no jornal Paulicéia Desvairada. Atualmente ministra oficinas de graffite para adolescentes em conflito com a lei na Fundação Casa, antiga Febem.
Saiba mais: www.bruno.saggese.com
- Thiago Vaz (Saci Urbano) - Thiago Vaz é graduado e bacharelado em Comunicação Social, trabalha com artes visuais desde 1997. O tema central de seu trabalho é o folclore popular brasileiro e o patrimônio cultural-nacional. O Saci Urbano é o seu trabalho de maior projeção.
Saiba mais: www.flickr.com/photos/thiagovazart
Domingo (02/05) – Período da Tarde
No período da tarde, as apresentações seguem dentro do Espaço Cultural Casimiro de Abreu:
13h – Micro Mostra de Circo – (circo/teatro) Mostra de cenas curtas de circo-teatro, realizadas por artistas cirsenses da região do Grande ABC;
14h30 – Roda de Capoeira – (cultura regional) – Apresentação de Roda de Capoeira seguida de vivência com a participação do público realizada pelo grupo Origens Brasil, com o Mestre Nenê;
16h – Yan Ran – (teatro infantil) – Com o Cia do Nó. Grupo tradicional de Santo André, com mais de 10 anos existência;
17h – A queda – (teatro) – Espetáculo conceitual de pesquisa do grupo Teatro de Asfalto, criado na Escola Livre de Teatro (Classificação 14 anos);
18h30 – Micro Mostra de Cinema – (Cinema) – Exibição de produções de cineastas locais com curadoria de Sérgio Pires e Alex Moletta.
20h – Gran Circo Pimienta (teatro adulto, comédia) – Espetáculo 6 vezes premiado no festival FETO em Belo Horizonte, com o Grupo Brinquedo Torto.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Conto (Curso de Dramaturgia)
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Mapa Numerológico da Cia Lírica de Teatro
LIÇÃO DE VIDA 11 | O numero de sua data de nascimento. O que viemos aprender nesta jornada, assim como dificuldades a serem superadas. --> 11. Muito é esperado de você, o palco é seu lugar. Aprenda a tomar consciência dos seus deveres com a humanidade, sendo idealista e inspirador. Se viver positivamente será marcado pelo sucesso, fortuna e glória. Mas, se recusar a alta responsabilidade que esta vibração exige, perdas irreparáveis acontecerão. Deve aprender a viver com humildade sob a luz dos refletores. Deve ficar atento para características negativas como a superioridade, mau uso das habilidades psíquicas, vontade de se impor e falta de honestidade (usando a capacidade para fins materiais e pessoais). |
SUA ALMA 1 | Sentimentos mais profundos, o que nos motiva, experiências e informações acumuladas para lidarmos nesta encarnação. O numero referente às vogais de seu nome. --> 1. Sujeito inovador, pioneiro, criativo, original, auto-suficiente, qualidades de liderança, quer dirigir grandes negócios, gosta de ser o melhor entre os melhores. Honesto, leal, forte desejo de independência em suas escolhas e ações. Falta-lhe às vezes diplomacia tornando-o refratário ao ouvir as opiniões de outros. |
SUA APARÊNCIA 8 | Nosso eu exterior ou impressão que causamos aos outros. Como somos julgados à primeira vista. Ex: como estamos vestidos, nosso tipo físico, atitudes, etc... Mas só aqueles que nos conhecem na intimidade nos conhecem verdadeiramente. O numero referente às consoantes de seu nome. --> 8. Influente, aparenta sucesso mesmo que isso não esteja acontecendo. Gosta de estar sempre bem arrumado, é muito cuidadoso nos detalhes ao se vestir. Possui jeito refinado, do tipo intelectual bem equilibrado. É bastante perfeccionista e dominador. Possui grande vitalidade e disposição tanto profissional como assistêncial. Preocupa-se demasiadamente em demonstrar eficiência e capacidade em tudo que faz. Dica: Usar sempre equilibrio e bom senso. |
O QUE VOCÊ É 9 | Todas as letras que compõem seu nome. --> 9. Nasceu para inspirar e viver uma vida de serviço para a humanidade, se destacar em pensamentos e ideais, fazendo de cada idealização uma realização. Grande capacidade de raciocínio, espírito observador em perceber, compreender, aconselhar e ajudar. É universalista nos sentimentos, protegendo e defendendo o próximo. Ser impessoal é sua missão. Está aqui livre, não se apegando a nada e nem a ninguém. É dono de atitudes abnegadas e tolerantes, demonstrando muita fé nas pessoas. Não espere reconhecimento, não confunda amor e ódio, não resista ao desapego, não fuja da realidade. |
DESEJO INSTINTIVO i | A primeira vogal do nome, mostra nossos impulsos emocionais e como reagimos diante de estímulos externos. Descubra como reage aquele (a) que você ama. --> I Tem capacidade de saber o que os outros precisam. São zelosos, gentis e compreensivos. Possuem talentos criativos e compartilham com os demais. São sensíveis e temperamentais preferem aperfeiçoar o que conhece a testar algo novo. Oscilam de humor. Conselho: Cultive o bom humor e demonstre fragilidade. |
SEU NÚMERO DE PODER 2 | Todas as letras que compõem seu nome, mais a sua Data de Nascimento. Essa vibração ajuda no aprendizado de nossa missão ou lição de vida. Aquilo que você acertou com a Divindade antes de nascer. Funciona como um farol dirigindo nossa vida. --> 2. Sua qualidade de diplomata facilitará o entendimento com os outros os levando a cooperar, o trabalho de assessoria ou aconselhamento será agradável e pode trazer sucesso. Sendo espiritualmente inclinada talvez se volte para a religião ou misticismo. Deve evitar ser dependente. |
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Imagens quentes
Suspira finalmente após lavar a pilha de louça que ficou do almoço. O pano de prato descansa sobre os ombros da senhora que decide ir sentar-se diante da tevê. Os pratos escorrem sobre a pia aguardando o jantar, a panela de pressão já faz barulho e o forno denuncia pelo aroma o crescer de um bolo de fubá. Um passo dado em direção à sala e o grito desesperado da filha-neta cala os sapos que moram perto. Mal se vira em direção à porta e a imagem da jovem se posta diante do sol que vem se pondo. As rugas na face se acentuam ao vê-la horrenda e desgrenhada, feita mulher nas mãos de conhecido monstro. Terra no corpo, coração no chão e honra na lama. Agonia adentra os ossos finos e já cansados da mulher no anoitecer cáustico que invade os tijolos da casa sem reboque.
Imagens quentes
A catedral dialoga com a mulher humilde e devota alheia à inquietude da cidade. Pensamento suburbano em meio à correria diária. Joelhos cansados no solo, braços abertos e mãos calejadas espalmadas em prece de mãe-avó. Sulcos na pele queimada pelo sol dos anos remontam os caminhos percorridos na dura vida. Cabelo branco que há tempos venceu a tentativa frustrada de tintura. Vestido de flor de estampas num desbotado rosa toca o mesmo chão por onde passam pés apressados, que ao meio dia, convulsivamente caminham de lá para cá com objetivos distintos. Gente sem fé que trabalha dia e noite. Som de britadeiras, trânsito infernal, igual calor. Ela: único sinal de pausa entre os passos. Respiração profunda, pensamento elevado, desejo de auxílio, conselho, livramento. O pedido se acentua em meio a lágrimas. O sino badala em resposta. O diálogo persiste indiferente à adjacência impessoal da metrópole que mastiga povo enquanto o joelho urra na pedra ardente
Imagens quentes
O mestre se prostra em frente à sala de aula. Olhar nervoso. O globo ocular marcado por pontos vermelhos de visível opressão. Assustada em meio a grades e gritos, suas mãos trêmulas seguram a pistola cromada que emudece a sala. Cabelos brancos como o avental antigo nunca imaginaram participar de tal figura. No quadro negro, o poema de Drummond emoldura a imagem. Dedos no gatilho de inconseqüente ameaça calam quem há pouco urrava e intimidava.
IMAGENS QUENTES
QUAL DAS DUAS FICOU MELHOR?
Um atleta caído no chão. Mal estar aparente. Largam os milhares de homens em busca de todos os passos presentes nos quarenta e dois quilômetros da maratona. O atleta segue no chão, o ouvido zumbe, a terra parece rodar e roda. Não há meio de parar para ajudá-lo sem abrir mão de seu tempo na corrida. Todos olham estupefatos o campeão que enverga na tarde do último dia do ano, na última corrida da vida. O vômito escorre no asfalto paulistano, a lágrima escorre o rosto do herói nacional, cujos braços e pernas trabalham em busca do erguer-se. Não há quem queira assim encerrar sua carreira. A força que o motiva é o anseio de ser digno como sempre fora. Não se permite a derrota não brigada. Não se aceita essa vergonha. A câmera da tevê se aproxima e enquanto luta imagina a voz do narrador.
Um atleta caído no chão. Mal estar aparente. Largam os milhares de homens em busca de todos os passos presentes nos quarenta e dois quilômetros da maratona. Apenas ele no chão enquanto o ouvido zumbe e a terra roda sob seus pés. Outrora campeão e herói, hoje guerreiro que luta apenas pela dignidade de encerrar dignamente sua trajetória. O corpo expulsa agressivo os líquidos ingeridos que molham o asfalto paulistano, a lágrima corre dos olhos do homem, antiga lenda. Seus olhos percebem a câmera de tevê que se aproxima. A vergonha o domina e antes que possa desmaiar, rejeita a vergonha de perder sem luta forçando os braços e as pernas tremitantes a um passo desajeitado.
De volta (IMAGENS QUENTES)
Na beira do riacho que leva à praia, há um homem que colhe pedras. Meia idade pouco aparente. Um pouco mais alto que o comum, observa o mundo de um ponto de vista privilegiado. Negros os lisos cabelos e grandes olhos, ambos contrastam com a fria luz da lua cheia. Tudo olha para ele. Roupas de forasteiro: bata de manga comprida azul-marinho, calça bege nada suja; pés descalços estranhamente limpos e unhas muitíssimo bem feitas. Um semblante que carrega ao mesmo tempo a tristeza em realizar uma tarefa desagradável e a honradez de quem cumpre uma missão importante. Preenche a bata azul-marinho, que se faz de cesta. Não há sinais de água na bata. O olhar, o pensamento, a consciência, os pés, a roupa sem qualquer vestígio de mancha. Estranho asseio. Seu olhar se dirige á praia.