segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Ecos do CAT (Aula 10)
Chego ao meu décimo e vitorioso post. Vamos lá!
Antes de qualquer coisa, vou colocar minha definição de poesia, que o Rogério Tarifa, nosso diretor, pediu que fizéssemos:
"Poesia é um estado de encantamento profundo. É quando um adulto olha o mundo com o mesmo deslumbre de uma criança."
A PROVOCAÇÃO PEDAGÓGICA Nº 02 foi realmente provocadora. Durante toda a aula, muitas questões invadiram minha cabeça, as quais levantarei no final desta postagem. Anotei muitas coisas durante a aula e tive boas sacadas para o meu trabalho com o Brinquedo Torto e com a Lírica. A Maria Tendlau é ótima.
- Para a próxima montagem da Cia Lírica (provavelmente Primaveras), preciso estabelecer alguma forma de registro e diário de bordo, que nos ajudará na construção do espetáculo. Tenho certeza de que será de extrema valia.
- Pensar em transpor os pensamentos para o concreto. Como seria se fosse o mesmo trabalho em artes visuais?
Tentei definir o teatro que eu fazia: "Um teatro com crianças e adolescentes, que seja realmente teatro e não educação, ou teatro como ferramenta pedagógica. E um teatro com adultos que esteja comprometido com a educação, mas que não seja didático ou pedagógico." Acho que a definição não foi precisa, faltou falar da importância da pesquisa, da construção coletiva e da criação, dos rituais, e da importância do grupo (assunto que foi polêmico na aula)
Definição do Teatro de Grupo por Rogério Tarifa: "Teatro de Grupo é onde você está não só para montar um espetáculo." PODE CRER
"O Amador está próximo do semi-profissional e o semi-profissional está próximo do amador." - Maria Tendlau - Sensacional!
Buscar possibilidades de criação de um discurso poético.
Quando se expressa uma opinião, abre-se a possibilidade de adesão ou recusa a ela. - Frase da Mônica.
A obra de arte pode ser desestabilizadora de uma certa cultura.
O que qualifica uma obra é a coerência entre forma e conteúdo. Não se trata apenas de dizer o certo, e sim de dizer o certo de maneira certa.
PERGUNTAS:
PARA QUE ENSINAR TEATRO?
- PARA EDUCAR DA CINTURA PARA BAIXO
- PARA PROVOCAR UMA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL
- PARA OFERECER VÁRIAS FORMAS DE VER, OUVIR E SENTIR
- PARA QUE ALGUÉM POSSA RECUSÁ-LO, SABENDO O QUE ELE DE FATO É.
- PARA QUE SE POSSA ENCONTRAR UMA POSIÇÃO DIANTE DO MUNO...
TIRANDO TUDO O QUE FOR DESNECESSÁRIO, O QUE É ESPECÍFICO DO TEATRO?
- O efêmero
- A troca
- A comunicação
SE TEATRO É TUDO ISSO MESMO QUE FOI DISCUTIDO, EU FAÇO TEATRO?
SEM DÚVIDA
O QUE QUALIFICA UM DISCURSO POÉTICO NO TEATRO?
- A VERDADE E A AUTENTICIDADE DE QUEM DIZ
- A FORMA APROPRIADA DO DISCURSO
QUANDO O ELEMENTO DA CULTURA É UM DISCURSO POÉTICO E QUANDO É UM ELEMENTO DE ARTE?
- É UM ELEMENTO DA CULTURA QUANDO É CAPAZ DE PROMOVER FRUIÇÃO E FAZ PARTE DA VIVÊNCIA DE DETERMINADO NICHO; É ARTE QUANDO, ALÉM DISSO, PROVOCA, ENCANTA E PROMOVE REFLEXÃO.
Dia muito produtivo. Muita coisa ainda na cabeça!
Olhando para meus colegas CATdráticos, já consigo pensar num repertório de idéias e acontecimentos com cada um. Estamos construindo juntos uma história de grandes aprendizados. Isso é maravilhoso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário