terça-feira, 25 de outubro de 2011

Protocolo (Diário de Bordo da Júnia)


Este foi um dos presentes que eu ganhei na semana passada, aquela semana mágica!

PROTOCOLO- Entre por essa porta agora e diga que me adora ou Como mudar a sua vida em meia hora.

Tenho lembranças da minha mãe dizendo que eu era uma delicia de vovó da chapeuzinho vermelho,"um teatro divertidíssimo" disse ela falando da minha performance artística em alguma festinha de aniversário na minha casa.Eu provavelmente beirava meus quatro anos, e naquela idade,  naquele momento, eu podia ser tudo o que eu quisesse, até eu mesma. Tudo que eu via  ou tocava se transformava em estimulo para eu construir  o meu castelo de sinestesias e descobertas.
O tempo foi passando e o mundo foi mostrando que o "tudo" do mundo estava se fragmentando , se despedaçando, agonizando na minha frente. E que esses cacos de mundo poderiam me machucar,  eles eram muitos feios e cortantes, e só seria possível continuar nesse mundo se eu me recolhesse um pouco, talvez um pouco mais, se secando, não deixando mais pedaços de mim mesma espalhados, jogados pelo mundo.
Ou seja, cresci, fui pra escola e descobri que as pessoas não querem  respostas emocionais de você, vivemos em um  mundo onde o melhor que fazemos é nos tornarmos  muito produtivos  de preferência com um capuz, para que nada nem ninguém rompa esse nosso altar que  conseguimos levantar  com  muito sangue e suor em função de manter ilesa a nossa sanidade mental.
E de repente você se vê não penetrada por nada, absolutamente, as coisas não te tangem e todos os assuntos que  te cercam você já tem uma tese concebida e  muito bem estruturada para rebater, e ainda da por cima com gestos magníficos, confiantes.  E você começa a acreditar que nada é novo para você, que o mundo não vai mais te ensinar nada.
 Mas continua sendo muito difícil não ser penetrado.Você tem precisa fazer um puta esforço pra uma mão tremendo passar ileso diante dos seus olho, ou um grito de esperança, uma música cantada em uníssono não penetrarem seus ouvidos. Ou até ignorar um dedo quentinho que encontrou exatamente o ponto nas suas costas, que doeu a semana inteira, e que agora é só alivio.
Meu deus, como é difícil não ser atravessado! Mas eu estava tentando não ser, doe demais se abrir, se expor , falar em fraquezas, mostra aquela pinta, contar de um machucado, questionar. E se eles acharem que eu sou uma mentira? E se eu for uma mentira de fato?
Mas hoje não teve jeito.
Já no inicio do encontro aconteceu uma explosão de inquietude e tudo que era mais precioso para o menino do violão ele coloca na roda, ele mostra tudo pra gente e conta da sua dificuldade com sua glândulas sudorípara em prantos. Ele me presenteou com o seu ser mais intimo! E eu, me guardando toda, me recolhendo... Que injusto!  
E de repente pululavam poesias, frases, contos, relatos,  todos haviam sido  atravessados por aquele espetáculo e  estavam comungando daquele estado  vivo e genuíno que o menino do violão tinha se encontrado e nos colocado.
 E esse era só o começo do encontro. No meio das poesias eu pensei,” vou ter que recuperar aquele meu caderno de brochura que eu escrevia uns suspiros de tristezas e umas descobertas que me acometiam nos caminhos que eu passava”
Mas eu sabia que recuperá-lo não ia ser uma tarefa fácil, porque pra escrever nele eu tinha que ser atravessada por completo.
Recomeça as apresentações, e o Varlei foi contar a sua história, e  um nada de atenção que eu prestasse nas  suas palavras já me remetia  àquele estado de encantamento que só é possível alcançar se você se deixa ser atravessada. Pois é, tudo que ele dizia eu me questionava, eu pensava, “mas caramba Varlei você tem lutar por melhor condição de trabalho”, meu deus, “mas você fazia isso na hora do almoço, e o seu salário?” E a cada questionamento, que me são muito caros, ele me apresentava o final daquela saga e derrubava  a minha aflição trazendo um final de superação e esperança para as pessoas que ele apresentou as coisas mais preciosas que ele tinha.
No final de cada projeto que ele contava, ele dizia que tinha sido sucumbido pelo sistema e que já não tinha forças para continuar!! Mas no momento da sua estada nessas escolas o seu único caminho era resistir e tentar construir um caminho de sementes, para quem sabe um dia elas florescerem, e floresceu, muito, ele fez uma floresta! Ele fez a diferença!  
 Esse relato, e os outros que seguiram  me colocaram em um estado de alerta, porque boa parte das minhas crenças estavam sendo demolidas, naquele instante. O Varlei lutou contra o sistema sozinho, ele fez fendas irreparáveis nessa burocracia indigna.” Caramba, Varlei, o que eu faço agora?” Agora que eu  sei que a luta tem que acontecer também no âmbito do olho no olho.
Varlei na verdade, o que  eu preciso entender, com palavras simples,  é: como que eu construo um trovador mirim bem grande e bem forte, para que ele possa combater os meus discursos inflamados e retóricos, minha insegurança, para que ele construa uma ponte encima do lago que mora o peixe vivo, para que este peixe me mostre  que fazer a diferença é atravessar a ponte, acreditando que no final dela existe uma cachoeira de labareda,  e que do lado da cachoeira tem um moço muito bonito de nome Welligton afirmando que eu posso entrar na cachoeira, tranqüila, porque ela nunca vai queimar enquanto a gente não quiser que queime. 
Enfim, eu quero ser atravessada, eu desejo  transformar em meia hora, mesmo que todo esse sistema diga que isso não é possível. E por fim eu queria que vocês soubessem que eu adoro entrar por aquela porta.


Nenhum comentário: